Dividindo arquivos

Posted: April 27, 2009 in Linux
Tags: ,

Hi there,

Hoje me perguntaram se teria como eu dividir um arquivo com a extensão .txt (meio grandinho) em 4 partes.

Pensei num monte de possibilidades, dai me falaram do comando split. Foi master simples dividir, olha so:

Antes de mais nada, verifiquei a possibilidade de dividir o arquivo através da quantidade de linhas. Para isso, eu tinha que saber quantas linhas tinha o meu arquivo completo, então:

# wc -l arquivo.txt

670000000

Depois abri o bc e verifiquei quanto que daria esse monte de linhas dividido em 4 quartes:

# bc
bc 1.06
Copyright 1991-1994, 1997, 1998, 2000 Free Software Foundation, Inc.
This is free software with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
For details type `warranty’.
670000000/4
167500000

Então, usei o seguinte comando:

# split –line=167500000 arquivo.txt copias

Quando usar esse comando, aparecerão 4 novos arquivos, que se chamarão copiasa, copiasb, copiasc, copiasd. Depois basta renomear os arquivos e tudo pronto!

Em outros sites eu tambem achei outras maneiras de dividir o arquivo. Vale a pena conferir😉

Leave a Reply

